Inspirado pelo produtor cultural e historiador Renne Faria Filho, o Instituto da Memória Caipira foi idealizado em 1997, com o objetivo de promover a cultura nacional por meio da educação, inclusão sociocultural e resgate da cultura caipira no Brasil.
Ao longo dos seus 23 anos o instituto contribuiu com a produção e desenvolvimento de livros musicais, biografias, produção de Cd´s, feiras, palestras, oficinas de violacaipira, produção cultural, apresentações. São inúmeros projetos e ações culturais que leva a nossa marca.
Mesmo com tida a dificuldade durante esses anos em resgatar e retomar o folclore brasileiro, a cultura caipira vem sendo preservada e sua história começa a serres gatada. O autor possui um inédito acervo pessoal com mais de 30 mil itens incluindo revistas históricas, músicas, letras, partituras, instrumentos musicais, livros, filmes, revistas, discos de vinil, fitas k7, jornais e fotos datados das décadas de 20 a 90, que em breve serão disponibilizados a população nos projetos “Espaço Cultural - Memórias Caipiras” e a criação da “Biblioteca Itinerante Memórias da Cultura Caipira”, para 2021.
Para o desenvolvimento de todas estas ações e projetos, que, além dos recursos obtidos com a venda dos produtos do Instituto conta com a sensibilidade e apoio de pessoas que mantém a alma e o jeito caipira, que assim como seu fundador, são preocupadas com a preservação cultural e mantém verdadeira devoção pela música e cultura de raiz. Fazem parte dos nossos apoiadores amigos e empresas que colaboram com a aquisição dos materiais e doação para os projetos.
Missão
Cooperar com a preservação do folclore nacional, promovendo a inclusão sociocultural, resgatando e aproximando a cultura caipira dos brasileiros.
Proporcionaras pessoas carentes acesso à cultura.
Visão
Ser referência nacional em incentivo e preservação da cultura caipira no país.
Valores
Ética
Transparência
Preservação Histórica
Relacionamento interpessoal