A nossa identidade cultural
Caipira que atravessa gerações
foi, em grande parte, construídas
através de contos, causos e da música raiz,
representada pelos excepcionais artistas e
amigo(a)s como; Dino Franco, Inezita Barroso,
Brasãozinho, Tonico & Tinoco, Zé Tapera, Teodoro,
Rolando Boldrin, Zé Paulo, João Pacífico e tantos
outros que se dedicaram à construção em parte
das Memórias Brasileiras,valorizando de uma forma
rica, retratos verdadeiros do “Homem do Campo”.
Apaixonado por música caipira e modas de viola, é extremamente preocupado com o resgate e preservação das raízes culturais brasileiras, em especial dessa cultura “Caipirez”.
São mais de duas décadas dedicadas a pesquisas e a reunir histórias, objetos e materiais para seu acervo (museu) e a produzir materiais, especialmente livros para aproximar a população,especialmente os jovens da cultura de raiz, visando sempre a valorizar e reconhecer a importância do homem do campo, seu dialeto, objetos da roça e maneira simples de viver.
Seus materiais percorrem todo o país e também o exterior. Com linguagem simples retratam as histórias e biografias de importantes compositores, letristas, intérpretes e cantores desde o início do século. Verdadeiros ícones e fonte de inspiração para a geração atual.
Além da dedicação aos livros, Rene Faria, também é atento ao calendário de eventos paranaenses marcando presença nas mais diversas manifestações artísticas ligadas ao tema. São rodas de viola,apresentações teatrais, corais, rodas de contos e causos em pequenas e grandes cidades.
Todo este envolvimento e paixão por esta área cultural, o tornou referência nacional, atualmente desenvolvendo as funções de coordenador de projetos culturais e escritor.
Participou de diversas oficinas culturais e expôs suas obras em feiras agropecuárias nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais expondo o seu trabalho.
Toda esta dedicação fez com que o autor compartilhasse seu conhecimento em seis livros, exposições, palestras,oficinas, festival e produção musical de vários artistas, tais como a produção do 1ºFestival de Viola,Oficinas e Exposição no Teatro Barracão em Maringá - Pr e participação da 36ª Semana Literária do Livro e Leitura do SESCPR,com a Exposição “Memórias da Cultura Caipira”.
Rene Faria Filho, é historiador,compositor, produtor cultural e escritor.